MENU

sexta-feira, 26 de julho de 2013 - 20:20Colunas Warm Up

CHICO

SÃO PAULO (dura, a vida) – Falhei semana passada, véspera de corrida minha e tal. Mas as colunas Warm Up voltam hoje “em definitivo”, como se diz. Com uma carta ao meu amigo Chico Rosa, administrador de Interlagos, com algumas sugestões bem factíveis para o autódromo. Um trechinho:

Não, não estou falando em reativar o circuito antigo. Esse já era. O Sargento morreu. O Sol também. Área de escape no fim do antigo Retão, só se desapropriar o bairro inteiro. Mas lembro de umas ideias e propostas que você mesmo apresentou lá atrás, em 1989, quando se decidiu pela reforma radical que salvou a F-1 no Brasil. Acho que tem coisa que pode ser aproveitada. Esse traçado aí já deu. E está curtinho demais.

Andei vendo uns desenhos antigos. Sua proposta inicial era bem boa, uma chicane no fim do antigo Retão e tal. Esqueçamos o Retão, porém. Vai virar arquibancada. Pensei numa alternativa para aumentar o traçado e ressuscitar pelo menos um trechinho da pista antiga. Sem muitos transtornos ou obras caríssimas.

internovoPara ler na íntegra, e espalhar para os amigos, e sair às ruas para EXIGIR essa mudança na pista que considero espetacular, é só clicar aqui.

90 comentários

  1. Everton disse:

    Lewis Hamilton sugeriu de fazer uma atualização no traçado de Interlagos… não seria o momento de mandar esse rascunho pra ele sugerir pros caras grandes da FIA?

  2. Cezar Augusto disse:

    poderia ser feito uma espécie de oval, só com as curvas externas? creio que o ideal seja reformar para deixar o circuito com utilidade para diversas categorias.

  3. gustavo disse:

    Seria legal, mais ainda se utilizar tbm uma parte do anel externo, ao inves de entrar pra antiga ferradura, subir, ai teriamos 3 tracados.

  4. AUGUSTO disse:

    estamos na época das manifestações. Vamos então fazer uma manifestação no dia da próxima corrida ou treina da F1 e tentar salvar um mínimo da dignidade deste altódromo.

  5. Flavio Bragatto disse:

    Já pensou? usar o DRS em três retas?

    Imagine só como seria divertido assistir corrida assim (mesmo que as ultrapassagens sejam fake).

    Beleza! Quando começam as obras?

    E se a prefeitura diz que não haverá retorno, eu andei vendo no Google Maps e há um espaço enorme para mais uma arquibancada lá.

  6. Opção válida e deixaria Interlagos com um tamanho mais próximo da realidade dos outros circuitos do calendário.

  7. Fernando Santin disse:

    Qual a chance da Moto GP nesses “novo” traçado?

  8. Sandro disse:

    Caraca Flavio, Infelizmente não posso provar pois encaminhei exatamente essa idéia pelo site da CBA há uns 2 anos atrás. Única diferença é que essas duas curvas (direita e esquerda) no final da reta oposta seriam leves, de “pé em baixo”. Teríamos duas situações: Sair do café em baixa e ter a reta principal em subida, a outra é sair do Senna em alta e ter outro retão, utilizaríamos a pista original, varias situações pra todos os gostos e acertos dos carros. Gostei de ter visto isso no seu Blog.

  9. Fernando Passos disse:

    Flávio,

    Tenho o Google Earth Pro aqui no trabalho e medi o traçado de acordo com tua sugestão.

    Seguindo a linha média da pista, este novo traçado teria cerca de 5.050 metros.

    Dê uma olhada.

    http://twitpic.com/d5ecrd

    Abraços

  10. Ludimar de Menezes disse:

    Eu, que gosto de me considerar o “pai” da idéia (ver o seu blog de 07/01/2009) sou MUITO a favor eheheh.

  11. Alexey Karpov disse:

    Parece a Variante della Roggia, de Monza, mas ao contrário. Ficou legal. Gostei.

    • Alexey Karpov disse:

      Voltando! Flavio, existe algum jeito de fazer se ouvir por esta gente? Sei lá, criando uma enquete no Grande Prêmio e espalhando a notícia. Algo em que as pessoas pudessem votar como em um abaixo-assinado. Podíamos pensar em algo e levar isto adiante. O que acha?

  12. Marco Cordobê disse:

    Amigos:
    Esta mudança traria de volta muito da seletividade de Interlagos e daria um gostinho de passado ao circuíto….que saudades do traçado antigo..mas, claro, este nunca mais…
    Abraços
    Marco

  13. Bruno Cabral disse:

    Curti a proposta!

  14. luiz oliveira disse:

    Dinheiro jogado no lixo. A f1 vai embora sem piloto brasileiro. A globo mantem a transmissao se vender todas as bilionarias cotas. Mas a quem vai interessar um gp brasil sem um nativo? e o piloto local eh digno apenas de marussia. Reformem interlagos para promover corridas de todo fim de semana. Nada de autodromo para gringo. Ou se retoma o automobilismo brasileiro ou ficamos vendo mexicanos e colombianos ocuparem o lugar.

  15. Thiago Azevedo disse:

    O traçado novo esquematizado é muito bom! mas vai “matar” o laranjinha. É importante que essas alterações permitam que ambos os traçados sejam utilizados, caso queiram mudar de ideia depois. às vezes as emendas entre os traçados não permitem isso.

    • Lucas Martin disse:

      Eu gostei, se fizer um “S de alta” fica até mais interessante, pois a freada inicial do laranjinha vai ter que fazer “pendurado”! adoraria andar nesta pista, com um carro rápido. Para os campeonatos regionais, ainda é melhor Santa Cruz mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>