MENU

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 - 19:04Museus & coleções, Rali

SONHO

SÃO PAULO (agora, ao Pacaembu) – Pela primeira vez, a lenda Juha Kankkunen abriu sua coleção particular a um jornalista. O museu fica numa das propriedades de Kankkunen na Finlândia. Tetracampeão mundial de rali, o ex-piloto tem os principais  carros com os quais disputou o WRC, um F-Ford que foi de Mika Hakkinen, além de algumas Ferraris e outras coisinhas. Tudo impecável, funcionando. Alguns restaurados a partir de escombros, outros que lhe foram presenteados ao final das temporadas pela Toyota, Peugeot e Lancia. E os troféus, macacões, capacetes, comendas, miniaturas… Uma vida toda em lindos galpões. Meu sonho, um galpão desse para meus calhambeques. Já tenho troféus para a decoração, também…

Com 23 vitórias no currículo, Kankkunen parou de correr em 2002, mas detém o curioso recorde mundial de velocidade no gelo com um Bentley estabelecido em 2007, quando já era um jovem senhor de 48 anos (faz 53 em abril). Foi a 330,695 km/h nas águas congeladas do Báltico. É uma figura. Vejam as fotos. São demais esses carros.

Foto Alistair Weaver

39 comentários

  1. Rogério Ribeiro disse:

    Flávio, dentre as inúmeras categorias das eleições automobilísticas do ano passado, eu não me lembro se houve ou não alguma dedicada aos carros WRC. Vendo as fotos do Kankkunen, eu babei na Toyota Celica de 93 e na Lancia Delta de 91; carros que foram utilizados no jogo SEGA Rally para fliperama. Lembra disso??? Estamos velhos…Hahahahaha! Outras jóias dos Rallys foram os Audis utilizados pela Michelle Mouton… outra que não guiava “quase nada”! Abraço e viva a nossa vurrinha!

  2. João Ferreira disse:

    Flávio que carro é esse que está logo atrás do Peugeot 205, parece uma BMW, mas pelo desenho não parece ser de rally, pode nos identificar o modelo, por favor?

  3. Flávio
    Da uma assistida neste vídeo do Colin McRae e se puder publique no teu blog.

    http://www.youtube.com/watch?v=eTUviCzqovw&sns=fb

    É por essa aula de perícia, arrojo, coragem e muita habilidade ao volante, que tenho a certeza que os pilotos de Rally de Velocidade, são infinitamente superiores ao da F1.
    É IMPRESSIONANTE COMO ELE TEM O CARRO NA MÃO, MESMO NO LIMITE EXTREMO.
    Abraços e parabéns pelo blog.

  4. smoker disse:

    Velho que maravilha!!!!!! nada como por´´cultura´´em uso. como restaurador só acho uma pena os macacões expostos assim pendurados sem preocupação com umidade e poeira… não vão durar nada assim!

  5. ALEX B. disse:

    Putz, se inveja matasse, eu ja era cinzas!!!!

  6. Alexandre Lourenço -SP disse:

    Esse cara sabe dar prazer para que ama esse esporte a motor alem dele mesmo claro!!!!

    Se todos os pilotos e equipes fizessem isso e deixassem os amantes conferirem de perto, quem sabe não aumentaria mais ainda o publico apaixonado pelo esporte a motor, ver para crer e apaixonar.
    Na truck e na Indy que correm aki no Brasil ainda se pode conferir de perto sem muitas restrições idiotas
    ,mas o esporte a motor ainda é muito distante do seu publico, uma pena.

  7. G. B. disse:

    Rapaz, sensacional. Bem que eu queria ver esses carros do grupo B de perto. Devem ser mais lindos ainda.

  8. Allan disse:

    Só lembrando que em 2010 ele correu uma das etapas do WRC (Rally da Finlândia) e até marcou pontos! Chegou em 8º lugar com um Focus… Isso com seu fiel navegador Juha Repo. Fácil chegar em 8º? Não para quem tem 51 anos, correu apenas essa prova depois de 8 anos parado (???) e com um carro não oficial… Perguntem ao Ken Block ou ao Kimi como é “fácil” marcar pontos no WRC… Ou ao Miguel, que tem infra estrutura literalmente campeã à disposição e mal consegue alcançar 4ºs lugares…

  9. Fábio disse:

    Não sei porquê Ford, Peugeot e Citroen faziam carros competitivos para o rali e para as ruas fazem verdadeiras porcarias, alguém saberia responder?

  10. Alexandre Lannes disse:

    Meu maior ídolo no mundo do automobilismo. Ele, dps Piquet e Vatanen.

  11. Paulinho Carreira disse:

    REALMENTE FASCINANTE, UM SONHO PRA QUEM GOSTA DO WRC, QUE EU ACHO UMA DAS MELHORES CATEGORIAS E SEMPRE ACOMPANHEI, TENHO OS ANUARIOS DESSES ANOS, OTIMO

  12. Alex Sant'Anna disse:

    Rally ainda é rally, mas a FIA (sempre ela) foi mudando tanto as regras que deixou o negócio esterilizado…
    Loeb ganhou 8 títulos, mas sempre com a mesma montadora, mesma marca de pneu e muita ajuda da eletronica. E com um caminhã de dinheiro despejada na estrutura da Citroen, que hoje é, de verdade, a única montadora integral no Rally. As outras todas usam equipes de rally de longa data como base (M-sport, Prodrive, etc) e que têm um orçamento anual muito melhor. Finalmente vai ter concorrente com a VW.
    Já o Kankkunen guiou por quase todas montadoras de sua época, diversas marcas de pneus, aspirado, turbo, Grubo B, Grupo A.
    Belíssima coleção.
    Gomes, o Petter Solberg – do qual sou fã – também tem uma coleção assim, embora não tão legal, mas que tem vários carros que ele guiou desde o inicio da sua carreira (tem até um Volvo…) até os de hoje, passando pelo legendário Subaru 555 azul com rodas douradas que ele foi campeão. Além de uma outras coisinhas interessantes…
    Abraço e parabéns para a Barcelusa!

  13. RM disse:

    Esse Celica é bonito demais…

  14. Nilton disse:

    O cara tem uns brinquedos bem legais do grupo B.

  15. enko disse:

    nada a ver com o post, mas parabéns, ganharam do corinthians por 1 a 0 e levaram o troféu dr sócrates, alem de carimbar a faixa do campeão brasileiro
    benvinda de volta lusa

  16. bara disse:

    F 40 & Lancia delta hf integrale………………………….acabou o assunto, baita cara!

  17. EduardoRS disse:

    O Loeb pode ser o recordista de títulos, mas pra mim, esse é o cara. Correu (e venceu) no Grupo B, no Grupo A, de Peugeot, Lancia, Toyota, Ford… não tem como contestar um piloto que venceu em quase todos os carros que guiou. E a coleção é linda.

  18. Andre Decourt disse:

    Sensacional, fantástico……uma porção de Grupo B…carros para pilotos de muitos culhões…

  19. Squa disse:

    Inveja plus, nível 6 (numa escala de 5), cara tem até O monstro, Audi Quattro. Esse Toyota (Celica?) que ele ta escostado é uma coisa.

  20. Marcos Vinicius Garcia disse:

    O Lancia mora no meu imaginario de infancia… tinha um revel dourado…

  21. Danilo Candido disse:

    É muito difícil escolher o carro mais bonito da coleção, mas esse Audi Quattro é um negócio…

  22. Gustavo disse:

    Um monstro na direção, ganhou campeonatos por várias marcas. Sua condução era um verdadeiro recital!

  23. Ernesto Longhi disse:

    Group B’s ass kickers!

  24. Roberto Fróes disse:

    Na minha opinião, Juha Kankkunen sempre foi o mair nome em rally. Não é opinião de agora, mas de muito tempo. Talvez até pela sonoridade de seu nome, mas não só por isso, é claro.

  25. Marcelo disse:

    Se já arrepiou ver só essa foto, imagina o resto!!!

  26. Adal Avin disse:

    S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!!

  27. Bugre disse:

    Esse Celica é o mais bonito de todos.

  28. Flavio Almeida disse:

    Tive o prazer de ver ao vivo essa fera pilotando por duas vezes no mundial do WRC na Argentina, Uma de Toyota e a outra de Lancia…na epoca podiamos chegar proximos aos pilotos e navegadores, tirar fotos apertar a mãos, tocar nos carros…Legal saber que ele tem essa coleção.

  29. Ed disse:

    Já visitei algumas coleções de carros mas, essa… cara… seria como soltar uma criança na Disneylandia. Um sonho….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>