VALE A PENA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 22 de novembro de 2011 - 21:53Blog, Grande Prêmio, Imprensa

VALE A PENA

SÃO PAULO (mas não é fácil) – O Victor Martins, em nome de toda a equipe da Revista WARM UP, acaba de ser premiado pela ACEESP, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, como melhor repórter de imprensa escrita em 2011.

Salvo engano, é a primeira vez na história do Troféu Ford-ACEESP que um prêmio para mídia escrita é concedido a uma publicação eletrônica, como nossa revista, e sai do ambiente natural desses prêmios, que são os jornais. Ainda mais quando se trata de esporte. Os grandes jornais de São Paulo, mais os diários esportivos nacionais que circulam no Estado, costumam ganhar essas láureas por conta de suas grandes equipes de produção e, obviamente, pela prioridade dada ao futebol, que tem um público muito maior que o automobilismo.

Por isso, é um enorme feito do Victor e do time da WARM UP essa conquista de 2011. Inscrevemos duas reportagens para a análise da comissão julgadora: a da unificação dos títulos mundiais considerando a era pré-Fórmula 1 e a do doping no automobilismo, tendo como gancho o caso de Tarso Marques escondido pela Stock, pela CBA e pelo piloto. Foi essa que ganhou, publicada em abril deste ano após mais de seis meses de investigações.

A gente faz jornalismo sério. Mal-humorado, às vezes. Sarcástico, ácido, pentelho. A gente cobra, critica, aponta o dedo. Chamem do que quiserem o jornalismo que fazemos. Mas nunca se esqueçam de que é jornalismo. Voltado para um setor pouco relevante para a maioria das pessoas, o automobilismo, mas jornalismo.

Seriedade que não nos rende muita coisa no meio — a mais recente é um processo que pode acabar com minhas finanças já combalidas; o único, diga-se, que sofri em quase 30 anos de estrada. Nos veem com antipatia, raiva, algum desprezo. “Tem muita gente que te odeia”, me disse o Massa hoje lá na Granja. Felipe não é um deles. Mas rende o que é mais importante para quem abraçou esta profissão: respeito de quem nos lê.

Como vocês sabem, este blog deixou o iG recentemente. O portal, que hoje pertence à Oi, está passando por uma vasta reformulação e dela faz parte, também, o fim da parceria que deu origem ao Grande Prêmio no final de 1999. Ela tem data para terminar, em meados de janeiro do ano que vem. O destino do site é incerto. Até agora não falei disso publicamente, mas é uma boa hora. Infelizmente o mercado publicitário ainda reluta em investir em internet, e muitos anunciantes que atuam mais fortemente no automobilismo não gostam muito do nosso jeito de fazer jornalismo. Talvez por isso mesmo, porque fazemos jornalismo, e não promoção de eventos. Não somos amiguinhos de ninguém, raramente somos convidados para almoços e convescotes, porque os anfitriões acreditam que não existe almoço de graça, e nós não. Além do mais, o mercado publicitário não curte produtos baratos. Dão trabalho, e é mais fácil empurrar uma cota milionária anual no lombo de alguma empresa grande para morder uma gorda comissão do que trabalhar no varejo de uma mídia como a internet, pensando possibilidades, estudando alternativas.

Estamos lutando para sobreviver em 2012. Não será fácil, mas estamos lutando. Um prêmio como o concedido hoje ao Victor e à WARM UP não vai mudar muito essa realidade, mas para nós vale muito. Vale para que a gente tenha reforçada, dia a dia, a certeza absoluta de que o único caminho decente e aceitável neste ofício é a honestidade.

148 comentários

  1. Moa disse:

    Parabéns, Victor, Capelli e Flávio Gomes!!!

    Aqui do Canadá, todas as manhas, o GP me faz compania em meu café!!! Não vale a pena ver mais notícias nenhuma dó Brasil exceto VCs… Nem Política, nem futebol e agora nem mesmo carnaval…

    Parabéns e continuem acreditando!! Forza Sempre!

    Ps: FG, vc eh sim mau humorado e so puxa o Sado dó Schumakao e mais ninguém! Mas mesmo assim t curtimos Pacas. Se vieres para Montreal quero um autografo em meu, O Boto do Reno

  2. Hilton Marcelo Castanho disse:

    Oi, Flávio. Parabéns. Com atraso. Mas creio que ainda posso fazer meu comentário à respeito. E desejo que você (mais o Victor e os demais reporteres) façam jus a vindouros prêmios. A proposito: mandei para vc e o Victor um mail no qual sugiro que vocês façam uma reportagem sobre o fato de que os administradores do Velopark se recusam em aceitar (leia-se pagar corretamente) profissionais com vivencia comprovada no automobilismo. Seria interessante vcs apurarem… os automobilistas gaúchos ficam no aguardo. Um abraço, novamente parabens e bom trabalho em Interlagos aí neste final de semana!

  3. Marcelo Oliveira disse:

    Lembro ainda a epoca do Warmup. Estava no trabalho quando minha namorada, agora minha agora esposa, me ligou: “Amor, chegou uma caixa aqui de uma tal de “Varmupi””. Fiquei minutos tentando identificar quem seria, foi entao q entendi o que estava acontecendo. Rimos muito quando falei a pronuncia correta. Era um sensacional bone do Ralf Schum. que havia ganho num sorteio. Ate hoje, quando estou olhando a internet, ela sabe que estou lendo o antigo Warmup, principalmente pelas risadas. Adiquirir “O boto do reno” autografado foi um desafio.
    Sinceramente fica dificil imaginar o dia-a-dia sem o grandepremio ou este blog.
    Enfim, como podemos ajudar? Vivemos de desafios, pois eles nos engrandecem.

  4. Franz Ferdinandez disse:

    Parabens a voce e toda sua equipe!! Com certeza o grandepremio eh o melhor site especializado em Automobilismo do Brasil.
    Torco para que encontrem os patrocinadores e que o site siga em frente!

  5. Zeiger disse:

    Já tentou conversar com a Nestlé?
    Quem sabe…

  6. João Bergamotta disse:

    Gomes, parabéns pela conquista, pois é com jornalismo de verdade e não “jogação de confete” que se faz cobertura esportiva. Não desanime, pois há de haver maneiras de mantê-lo no ar, com a dignidade e qualidade de sempre. Warmup/Grande Prêmio é o melhor site de automobilismo do país, imparcial, honesto e voltado a quem gosta do esporte a motor como um todo.

  7. Rodrigo disse:

    Gomes, estou preocupado com essa realidade. Acompanho diariamente e leio tudo que vocês todos escrevem, todos os dias, há anos. Gosto do jornalismo de vocês, portanto.

    Será que nenhum outro portal desse porte tem interesse em algum negócio/parceria com vocês? Trabalho em um, e vou ver isso com quem pode avaliar. Acho que não custa nada tentar algo. Claro, se você quiser.

  8. Cristiano disse:

    Parabéns a ambos!! Leio o blog desde 2007 e o site desde que entrou no iG. Diversão, informação, seriedade, é o que precisamos.

  9. Bruno - CAMPINA GRANDE/PB disse:

    Espero que vocês consigam vencer essa batalha. Afinal, onde acharemos comentários e reportagens tão isentos como os elaborados aqui nesse blog e site. Apesar do estilo “comuna” do “gerente” é o melhor informativo de F1 e demais categorias do automobilismo que nós temos na língua PORTUGUESA ( ehehe timão da porra!).

    Boa Sorte nessa batalha!

  10. guinter disse:

    Só um processo em 30 anos?
    Pois vai ter 2 se parar com o blog.
    Segura a onda que um dia esse povo acorda. abrs

  11. Felipe Praxedes disse:

    Flavinho!
    Parabéns para o prêmio, mérito de toda a sua equipe.

    Torcerei para que o site continue no ar.

  12. Felipe Menhem disse:

    Flavio,

    Fazemos até um “crowd funding” pra manter o Grande Prêmio, se for necessário. Algo feito o Jimmy Wales faz na wikipedia.

    E parabéns pelo prêmio, sinal de que o bom jornalismo ainda vence!

    Abraço!

  13. luciano disse:

    Com certeza vale a pena, o trabalho de voces é excelente, sério, dedicado, mas como você falou não agrada a todos. O trabalho jornalistico precisa ser suportado por alguem que banque o $$. Publicidade é outra historia, viver de anunciantes e fazer trabalho jornalistico junto sem se preocupar com as consequencias $$, as opinioes fortes me representa ser muito mas muito dificil no mesmo veiculo sem um lastro $$.

    Os custos vão longe, salarios provavelmente é grande parte desses custos, mas vocês terão custos q até então estavam debaixo do custo da infra de TI do IG. Agora vocês terão que se preocupar com servidores, ataques, backups e por ai vai. Bem vindo a vida real, muita sorte nesse 2012

  14. Luiz Oliveira disse:

    Uma perda para o jornalismo esportivo, caso o site deixasse de existir…Mas vc teria seguidores com certeza nem que fosse no facebook, ou em um site com propaganda do submarino e do mercado livre…….

  15. Paulo Casagrande disse:

    Flávio boa tarde!
    Fiquei sensibilizado com o seu processo e a possibilidade de você perder dinheiro. Como também sou um duro,ea única maneira que posso ajudá-lo, que assim como eu, acredita em papai noel, coelho da Páscoa e Gnomos, segue o link de um video do ex jogador Marcelinho Carioca, onde ele diz que investiu 86.000 na IURD e teve uma divida de 7800.000 zerada e ainda recebeu 2000.000.
    Você pode tentar.
    http://terratv.terra.com.br/Esportes/Destaques-Esportes/4403-391232/Sacrificio-a-Universal-rendeu-R$-2-milhoes-diz-Marcelinho.htm
    abraços.

  16. RobertoJP disse:

    Confesso não ter lido algumas das edições, mas sempre imaginei que um dia a revista teria uma ou outra matéria investigativa que incomodasse diretamente àqueles no que podem ser chamados de ‘cânceres do automobilismo brasileiro’, algo que todo mundo sabe que existe mas que poucos falam publicamente por razões igualmente não muito lisonjeiras.

    Parabéns pela coragem e pelo produto final – e mais ainda pelo prêmio, mais do que merecido sim!

  17. Parabéns à equipe.
    Nós do Observatório do Esporte da Unesp Bauru estamos com vocês.

    Abrç
    @trivella

  18. Sérgio Cabala disse:

    Dane-se a associação !
    Eu já sabia a uns bons 5 ou 6 anos que vocês são fóda.
    É terrível pensar que a coerência, a honestidade, a acidez e o bom humor
    tenham como preço o possivel fim do Grande Prêmio.
    Prefiro acreditar que as mídias estão mudando, e que bons anunciantes
    queiram ter a sua marca ligada a algo independente, sem babação de ovo
    e longe da patriotada.
    Força galera !
    Não desistam e não deixem ninguém lhes encher o saco.

  19. Sidney Kuhin disse:

    E o que falta para registrarem um domínio próprio na web e fazerem a mudança?
    As pessoas por trás da “tecnologia” de colocar no “AR” o trabalho de vocês são da OI/IG etc.?
    São os custos que aumentarão devido a vocês precisarem contratar outros serviços?

    Se não me engano na edição ai mencionada 13 tem até uma propaganda de uma empresa especialista no assunto de colocar o conteudo até em Ipod e Iphones…

    O Merchan da revista não cobre sua sustentabilidade fora da casca do ovo?

  20. Um enorme orgulho por ter feito parte desta equipe por quase três anos, do começo de 2003 ao fim de 2005, tempos em que éramos só Victor e eu na redação. Martins merece este prêmio, profissional sério e dedicado. Que seja o primeiro de muitos e que o site cresça fora do iG tanto quanto cresceu dentro dele.

  21. Sanzio disse:

    Faz tempo que percebi que as notícias de capa do iG não mais apontavam para dentro do Grande Prêmio, como costumava ser. Ao que parece são feitas pelo próprio iG.

    Não sei qual o teor do acordo entre vocês e o iG, sempre achei que o grandepremio fosse um braço da agência Warmup (aliás foi assim que fiquei conhecendo, pelo “www.warmup.com.br” em baixo das reportagens da agência no jornal daqui de Jaú). Espero que vocês consigam seguir em frente sem o amparo do iG. Talvez um corte aqui, outro alí sejam necessários, cobrir menos categorias… Mas que no fim tudo dê certo.

    Grande abraço e boa sorte!

  22. RafaelGomes Kalandjian disse:

    Olá Flávio, lí uma frase uns dias atrás que resume bem tudo isso:

    “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.” – George Orwel

    Parabéns pelo Bolg e pela revista.

  23. Adriano Naimaier disse:

    Parabéns ao Flávio e Victor.

    Qualidade e honestidade são as primeiras e mais óbvias palavras que veem à mente quando se lê algo no Grande Premio e Warm Up.

    Espero que alternativas apareçam para que possamos continuar e ver esse fantástico trabalho.

    PARABÉNS.

  24. tevez disse:

    Seria uma perda para todos se o projeto tudo parar.

    O pessoal que injeta grana na midia deve estar com um pé atras em investir em lugares onde o FG escreve.

    Afinal de contas ele vai desde artigos espetaculares até uma sem noção falta de respeito a alguns dos seus leitores que o criticam as vezes.

    Tomara que continue, porque isso aqui é muito bom por momentos.

    Boa Sorte

  25. Thiago Eduardo disse:

    Belém (Pa), 22 de novembro de 2011

    Flávio,

    Sou seu leitor diário desde o ano de 2007 quando descobri o seu Blog. Sempre admirei a sua personalidade e caráter apesar de nunca ter conhecido você pessoalmente, gosto muito do seu jeito de enxergar as coisas e expressar as suas opiniões, mesmo que em algumas das vezes eu não tenha concordado com elas. Acho que nos dias atuais o que mais faz falta no mundo são opiniões e ideologias sinceras, pois hoje só existem puxas-sacos, oportunistas que discursam de acordo com as suas conveniências.
    Parabéns por fazer um jornalismo sério para o seu público e nâo importa se este é pequeno, o importante é que ainda existem pessoas querendo ouvir opiniões sinceras.
    Parabéns também a toda sua equipe pelo prêmio. Foi merecido. Que lhes de motivação para continuar realizando esse trabalho bacana.
    Não importa se a parceria do Grande Prêmio acabou Flávio. Você pode perder recursos, finanças etc. mas as reportagens, as entrevistas e as opiniões estão eternizadas.
    Mais uma vez Parabéns a você e toda a equipe que faz esse jornalismo pra gente.

    Um Grande Abraço

    Thiago Eduardo de Menezes Pinheiro

  26. Glauco Matos disse:

    Parabéns. Poucos lutam tanto assim. Continue que vale a pena. A revista é fantástica e a previsão é que daqui a algum tempo, vai existir mais Tablets do que Notebook e quem sair na frente como vocês vencerão. Eu tenho um datacenter, pequeno ainda, luto como vocês. Quem sabe um dia… Abraços.

  27. Arthur Cachel disse:

    Parabéns FG e equipe.

    Trabalho com arte e música, sei muito bem como é difícil você fazer um trabalho sério e para um público específico. Ainda mais quando a sua música não é um sertanejo universitário, ou um pagode romântico.

    Aí você vai usar seus conhecimentos artísticos trabalhando em uma agência qquer de um marqueteiro da Vila Olímpia, ganhando um salário bem interessante, e virando só mais uma engrenegem desse nosso sistema imundo.

    Não desistam. A Warm Up é um exemplo de vida nos dias de hoje. Não é para qquer um.

    Que venham mais processos, ódio e inveja alheia, você estão no caminho certo!

    Abs.

  28. Luiz Morais disse:

    Flávio, leio seu blog desde o início das postagens, li todos os cobtos e o livro Boto do Reno, muitas vezes fiquei irritado com suas ideologias Socialopetistasleninistasmarxistas, algumas levei porrada em comentários. Depois de quase 12 anos, me vejo lendo diariamente seu blog com as mesmas irritações ideológicas, com as mesmas porradas, porém, com maior respeito e admiração!
    Parabéns ao Victor, a vc e sua equipe pelo prêmio e, desejo, sinceramente, que os problemas da transição do site sejam solucionados e que o site continue no ar.
    Realmente, fazer jornalismo sério não é fácil, mas sermos sérios e falarmos abertamente o que pensamos também não é. Assim como vc, tenho muita gente que me detesta, mas o principal, é que também temos gente que nos admira, pode ser em menor número que o primeiro grupo, mas com certeza tem muito mais valor.

    Abs!

  29. Barreto disse:

    Parabéns pelo prêmio e boa sorte para o site em 2012. Os leitores estão ansiosos por boas notícias sobre o GP em breve.

  30. Eduardo Estrada disse:

    Parabéns a todos do Grande premio. Comecei a ler o site no início dos anos 2000 e de lá pra cá virou leitura diária e referência de informação de automobilismo, muito mais que os jornais impressos. Depois veio seu blog que é uma referência de opinião. Não pode acabar pois seria um retrocesso na crônica de automobilismo. Conte com o apoio de milhares de leitores e audiência fantástica.
    Abraço

  31. PARABÉNS !! Equipe Warmup, Flavio e Victor
    Sou leitor diário, mas escrevi pouquíssimos comentários. Este é especial
    Estou na torcida para 2012

    Sucesso

    Apuzzo

  32. Uma bela recompensa pelo excelente trabalho.

    Parabéns!

    Valeu

  33. Jason Urias disse:

    Flávio,

    Pouquíssimas vezes escrevi um comentário aqui no(s) seu(s) blog(s). Sei lá se pela preguiça crônica, se por achar que sempre tenho pouco a acrescentar. Mas sou seu leitor desde a primeira postagem. Em poucas ocasiões deixei de passar por aqui ao menos uma vez ao dia.

    Por isso, vencendo a preguiça, quero parabenizar-lhe pelo blog, pelo Grande Prêmio e pela insistência em fazer um jornalismo “mal-humorado, sarcástico, ácido, pentelho”, mas sério.

    Parabéns também ao Victor Martins pela coragem, pela persistência e pela competência.

  34. Marcelo disse:

    Flavio, parabéns pelo merecido prêmio. Quanto a 2012, força para continuar.
    Os leitores estão aqui para lhe apoiar. Precisamos de sua voz. E seria difícil não ter onde ler suas tiradas sensacionais. Em que outro lugar encontraríamos um pequeno doidivanas fã de Lada, da Portuguesa e de não sei mais quantas velharias…
    Sei que não é muito, mas no que depender de mim, estou à sua disposição, inclusive para pagar um tipo de assinatura ou manutenção mensal, sei lá.
    Por fim, sei que não é da minha conta, mas fiquei curioso em saber quem foi que te acionou na Justiça… Foi o tal ex-piloto de estoque?
    Abraços e aguente firme a batalha, companheiro.

  35. Edu H@rmel disse:

    PARABÉNS ao Victor, Flávio e equipe pelos prêmios. Gosto do site, da revista e dos blogs, e mesmo quando não gosto de uma opinião expressada, eu respeito; por isso, parabéns e torço para que o site & revista & equipe encontrem uma nova casa que saiba valorizar o seu trabalho. Boa sorte a todos.

  36. André Luis disse:

    Não sei se é viável, mas não poderia existir uma fusão ESPN Brasil/WARM UP?. Pelo menos em parte?
    O Limite era um ótimo programa e a ESPN é bem conceituada. Poderiam fazer um projeto onde a sua equipe colocasse o programa no ar usando a estrutura do canal. Os lucros, se existirem, seriam divididos.
    Quem sabe a revista WarmUp poderia ser integrada à da ESPN.

    Você não vê potencial para isso?
    Conversa com o Palomino.

    • Felipe Passos disse:

      Excelente idéia! O Grande Premio poderia ficar no site da ESPN (no caso do Estadão) e o programa Limite poderia ser online caso não tivesse espaço na grade do canal! Se eu não estiver errado é o seu irmão que cuida do site da ESPN, não? Imagina só um programa de automobilismo com os profissionais do GP e o carimbo da ESPN? A linha editorial do canal e a do site são semelhantes, ou seja, investigativa, jornalismo de verdade. Seria excelente!

      Abraços e sucesso nos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>