MEUS VELHOS PAPÉIS

SÃO PAULO (tudo se transforma) – Não sei se já contei, mas eu reciclo papéis. Aqui no meu humilde escritório, tudo que preciso imprimir (em geral, recibos de pagamentos pela internet ou notas fiscais eletrônicas) o faço em folhas de papel que, um dia, já tiveram seus momentos de glória.

Estou falando de press-releases de equipes e de papeletas de cronometragem de corridas de F-1 que fui juntando ao longo dos anos, tudo organizadinho em pastas, uma para cada GP desde mil-novecentos-e-bolinha, até o dia em que me encheu o saco guardar aquilo tudo e resolvi nunca mais comprar pacotes de folhas A4. Passei a usar esse material para imprimir o que precisasse.

É uma boa economia, e muito curioso, também, porque vira e mexe me deparo com releases da Jordan, da Stewart, da Forti Corse, da BAR. E de muitas outras equipes que já não existem mais. De vez em quando, se vocês gostarem, vou pingar alguns desses aqui. Hoje, por exemplo, tive de fazer dois docs para pagar umas coisas do Meianov e imprimi um no verso do resultado do GP do Brasil de 1995 (26 pilotos no grid, Diniz, Moreno, Montermini, Schiatarella!) e outro no verso de um comunicado da Tyrrell, que estava sendo assumida pelo Craig Pollock em nome da British American Racing, a BAR, que depois seria a Honda, e depois a Brawn.

Legal, isso. Eu curti. Precisa clicar nas imagens para vê-las ampliadas. Mas se vocês acham uma bobagem, não publico mais. 

Tags: , ,

133 respostas a MEUS VELHOS PAPÉIS

  1. Rodrigo Duarte disse:

    Eu acho isso muito legal para relembrar os bons momentos, adorei ver o nome do Domenico Schiatarella, do Rubens Barrichello em 1995, Katayama, Verstappen, Bertrand Gachot. Flavio, gostaria de dar uma sugestão sabe, eu acho muito legal aquela parte do site do Milton Neves “Que fim levou?”
    Poderia ter algo parecido no site do Grande Prêmio, tipo “Que fim levou?” ou algo parecido, como Por onde anda?
    Seria legal saber o que fazem da vida ex-pilotos de Fórmula Um, dos mais famosos aos que passaram rapidamente por lá, mas que com certeza despertam a curiosidade de todos nós que gostamos de F1 por saber o que eles fazem das suas vidas. Claro, muitos nós sabemos, mas muitos deles não fazemos a menor idéia do que possam estar fazendo, tipo o Boutsen, o Gachot, Alex Caffi, uns caras assim.
    Sei lá, é só uma idéia.

  2. Paulo Cardoso disse:

    Ola FG, vendo esta foto da vontade de chorar(de saudade). De 1991 a2002 trabalhei na sala de imprensa do GP Brasil, quando o Clovis Maia era o nosso chefe la e o meu trabalho era levar os fotografos para a pista antes dos trinos e da corrida.
    Boms tempos.
    Abraço

  3. Eduardo disse:

    Flávio, que tal eu lhe dar 4 resmas de A4 e voce me mandar esses arquivos aí?.abraços

  4. Riguel Esch disse:

    Não pare de publicar!! esses documentos são a história da F1, além de mostrar histórias curiosas, fatos e outras nuances do circo, parabéns pela idéia.

  5. Luis Nunez disse:

    Publique sim, Flavio, será um prazer ler estes releases que já fazem parte da história. Não me xingue, mas não seria interessante digitalizar isto tudo para guardar para a posteridade? Ou estes dados estão disponiveis em algum lugar já?

  6. Diogo Sorocaba disse:

    SUGESTÃO: Flávio, dê uma “limpa” em seu arquivo e coloque à venda os papéis de momentos mais marcantes. Se não quiser vender, troque conosco por pacotes de papel novo.

    Eu compraria, com certeza, e acho que muitos aqui fariam o mesmo.

    Parece bobeira mas, sendo profundo admirador e tendo contato com a F1 somente pela TV e Internet, esses comunicados originais teriam muito valor sentimental nas paredes de minha casa.

    Não tem gente que guarda ferro retorcido do World Trade Center? Cada tonto com a sua mania, kkk.

    Abração

  7. Andre Benevides disse:

    Barrichello sempre no mesmo lugar.

  8. Fernando Duarte Gago - Santos/SP disse:

    PP Diniz… Medonho….mas por esse resultado foi o melhor brazuka! UAU! Será que ele não quer enquadrar?

  9. André disse:

    Bati o olho nesse comunidado da Tyrrel e na hora veio a BrawnGP na cabeça!!! Será concidência ??

  10. pedro bresson disse:

    a melhor volta do Diniz na corrida foi quase 8s mais lenta que a do Schummy… vai gostar de pagar pra correr assim lá na…

  11. ALEX B. disse:

    Flavinho, eu faço a mesma coisa! Chego ao ponto de pedir estes papéis em empresas de amigos, pra imprimir faturas, boletos, recibos, pedidos e etc. Não sou muito ecochato e nem tenho estas reliquias que tu tens, mas ajujo tanto quanto posso..

  12. Eric disse:

    Acho que vc podia colocar alguns press releases bem relevantes….deve ter alguns aí de matar!!!!

  13. Paulo Ribeiro disse:

    Interessante como tinha abandono naqueles tempos. Terminaram só uns dez. Choveu naquela corrida, não me lembro ? Só lembro de no final da corrida o Diniz comemorar o fato de ter completado a corrida em último como se tivesse pontuado (e a Globo deu a maior atenção ao fato). Se não choveu, fica atestada a diferença de durabilidade entre os carros daquela época e os de hoje, o que faz todo sentido ampliar a zona de pontuação até o 8° lugar.

  14. Théo do Palavrão disse:

    Continue publicando, mas acho um desperdicio você acabar com estes papéis historicos, que tem (e terao ainda maior, com o tempo) valor inestimavel…

    A menos, claro, que você digitalize todos eles!

  15. Defensores del Rubin disse:

    Eu imprimi um monte de textos seus, entre 1999 e 2003. Guardei todos e vira e mexe, eu os leio. Você errou um monte de previsões e acertou outras tantas.
    O que quero dizer é que, tudo isso é história e guardá-las e preservar lembranças, causos, etc.
    Publique sempre, Flávio…será um presente para nós.

    OBS.: OBSERVEM O GRID…QUAL O ÚNICO PILOTO DO GRID QUE PERMANECE NA FORMULA 1 ATÉ HOJE?

    COM EXCESSÃO DE MICHAEL SCHUMACHER (PELOS NÚMEROS E PELOS TÍTULOS)…O MELHOR PILOTO DO GRID

    PRA CIMA DELES RUBENSSSSSSSSSS!

  16. Tulyo Cruz disse:

    Recordar é viver….pois vamos compartilhar com voce suas lembranças em papel. Mas por favor, não as jogue fora, mesmo sendo usadas para boleto diversos, são recordações. Pronto, lá vai juntar mais papel…..

  17. Max disse:

    Putz nem lembrava q somente 10 terminaram esta prova. Boa lembrança, continue publicando.

    Abs

  18. Bruno Pracideli disse:

    Boa Flávio!!!
    Continue publicando, para que possamos relembrar!!!
    Abs

  19. Mário Ferreira disse:

    Vai publicando que nós vamos lendo. Estão aí pedacinhos de história atrás das suas facturas da Electricidade.

    Já agora, porque não entra no Twitter? A interacção com os seus fiéis seguidores (como é o meu caso) é muito mais fácil que andar a escrever comentários no seu blog.

  20. Paulo César disse:

    Publica SIM!!!

    Mas cuidado, um desses pode valer uma grana num leilão da Sotheby’s.

  21. JT disse:

    Um documento da FIA onde se escreve que percorreram 300 e tantos “Kms”… o correto é “km” – sem plural e com “k” minúsculo, seja no Brasil ou em qualquer país do mundo.

  22. Oscar disse:

    Velho Gomes, você está pirando.

  23. Caio disse:

    Onde é que a Ferrai queria chegar com Alesi e Berger. Putz, estão explicados os anos de fila.

  24. MB disse:

    Esse release é histórico, foi o primeiro GP Brasil após a morte de Ayrton Senna e o último GP Brasil com Schumacher na Benetton, foi realizado no dia 26/03/95, no pódio estavam 1º Schumacher – (Beneton), 2º Coulthard (Williams) e 3º Berger (Ferrari) e o brasileiro melhor colocado foi Pedro Paulo Diniz (Forti) que terminou em 10º (somente 10 carros terminaram a corrida num total de 26).

  25. Alex Martins disse:

    Publique sim , recordar é viver diria o poeta!

  26. Amilton disse:

    Flavio Gomes onde posso encontrar miniaturas do carros do Nelson Piquet?

    Grato

    Amilton Costa
    amilton@fianca.com.br

  27. /Carlos disse:

    Flávio e amigos do blog, eu estava vendo umas fotos aqui e me surgiu uma dúvida:

    Será que alguma equipe vai protestar sobre as vantagens aerodinâmicas do nariz do Robert Kubica?

    Será que ele está dentro do regulamento?

  28. Marcelo Ivo disse:

    falando em press releases de equipes…

    no site da BrawnGP tem uma área TEAM INFORMATION com vários arquivos em *.pdf, sendo que no rodapé destes arquivos aparecem os Patrocinadores da equipe

    PerkinElmer, Alpinestars, IBM dentre outras

  29. Verde disse:

    Se o que necessitas é lobby para postar, sou mais um a compô-lo.

  30. Guilherme Bezerra disse:

    Flavio, vc reparou que a programação visual do press release da Tyrrell é o mesmo ressuscitado pela Brawn, só que com cores diferentes. Ross Brawn, ou que quer que seja, voltou lá atrás no tempo e prestou essa homenagem muito justa, afinal a Brawn vem da Honda, que era B.A.R., que era Tyrrell… Quem quiser conferir entre no site da Brawn http://www.brawngp.com/
    Um abraço!

  31. General Dególe disse:

    Recicle não poste, qualquer papel desses datado após 01/05/94 não vale absolutamente nada.

  32. Olavo Taube disse:

    Continue publicando!!
    Demais!

  33. Rodrigo Vilas Boas disse:

    Eu faria diferente!
    Venda no mercado livre! Se cobrar 1 real por release, vendendo 15 você pagará uma resma de papel reciclável. Dessa forma ajudará para a guarda desses papéis que não deixam de ser interessantes para os tarados por F1. E possivelmente os releases mais interessantes, poderá cobrar em mais! Pode acreditar, tem maluco que compra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>